PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL – PPGSS
O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, constituído por Doutorado Acadêmico e por Mestrado Acadêmico, visa desenvolver a capacidade de análise e crítica consistentes sobre a realidade social, assumindo como núcleo central de análise o Serviço Social em sua articulação histórica com a questão social e na sua relação com os direitos sociais. Pensando historicamente a questão social e suas formas de enfrentamento, ganha destaque os campos de inserção e o caráter interventivo do Serviço Social na perspectiva da efetivação dos direitos sociais na sociedade brasileira. Na dinâmica de seu desenvolvimento, o Programa procura articular a perspectiva pluralista, a integração pesquisa-ensino e a pós-graduação com a graduação.
Objetivos do Programa
Observando a diferenciação entre os níveis de formação - Mestrado e Doutorado - o Programa tem como objetivos:
- Formar docentes e pesquisadores em Serviço Social, capacitando-os no domínio dos paradigmas teórico-metodológicos contemporâneos, com vistas à análise crítica da inserção do Serviço Social em diferentes formações sociais.
- Fomentar a pesquisa e a produção de conhecimentos relativos à articulação histórica do Serviço Social com a questão social, as políticas sociais e com os direitos sociais no Brasil.
Histórico
O projeto acadêmico do Departamento de Serviço Social foi iniciado em 1937, com a criação do segundo curso de Graduação em Serviço Social do país. Esta foi uma das unidades que permitiram a própria constituição da Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1941. Em 1972 sua atividade acadêmica foi enriquecida com a criação do Programa de Mestrado - o primeiro a ser oficialmente credenciado pelo Conselho Federal de Educação (Parecer 4.428/76).
O Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, ao propor a ampliação de seu Programa de Pós-Graduação, através da criação do Doutorado, em 2003, busca manter-se em permanente esforço de renovação para fazer face aos desafios lançados à Universidade pelos processos de transformações sociais e políticas recentes. Com a aprovação do Doutorado (Portaria 3949, do MEC), o Programa manteve seu núcleo central: a articulação histórica do Serviço Social com a questão social e os direitos sociais.
Área de Concentração: SERVIÇO SOCIAL, QUESTÃO SOCIAL, DIREITOS SOCIAIS
Tendo como foco de atenção as demandas colocadas ao Serviço Social na contemporaneidade face à configuração da questão social na sociedade brasileira e às peculiaridades da sua inserção nos processos de reestruturação das relações sociais decorrentes da mundialização do capital, esta área de concentração visa a compreensão e análise dos processos de produção da vulnerabilidade social nas suas dimensões social, política, econômica e cultural, e das estratégias de ação do Serviço Social com seus diferentes paradigmas face aos projetos de enfrentamento da questão social engendrados na sociedade a qual se vincula, bem como se propõe a investigar os diferentes processos, representações e práticas dos sujeitos sociais envolvidos em diferentes espaços, no contexto de transformação do Estado na sua relação com a sociedade e suas implicações para o Serviço Social.
Ênfase na relação do Serviço Social, como área do conhecimento e de caráter interventivo, com a questão social e os direitos sociais na sua historicidade. O Programa vem preservando sua tradição de pesquisa voltada para os espaços socio-ocupacionais do Serviço Social, supondo como elemento constitutivo do trabalho profissional a compreensão da formulação, implementação e impacto das políticas sociais setoriais nos processos de intervenção.
Normas e Regulamentos:
Normas de Credenciamento e Recredenciamento do PPGSS PUC-Rio
Regulamento dos Programas de Pós-Graduação PUC-Rio
Manual do Aluno de Pós Graduação
Regimento referente a acúmulo de bolsas - outubro/2023