CURSOS
O Departamento de Serviço Social oferece cursos de extensão que visam capacitar profissionais ligados à administração pública ou à sociedade civil, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão pública e redução das desigualdades sociais, sobretudo na Baixada Fluminense. Neste sentido, a PUC-Rio possui um Polo Avançado na cidade de Duque de Caxias, município que compõe a Baixada Fluminense, uma das áreas mais pobres da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde o Programa concentra mais suas atividades de extensão, além das realizadas no campus da Gávea.
Cursos de extensão oferecidos:
- Abordagens com crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social
Objetivo: Contribuir para a reflexão acerca do atendimento a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade, discutindo os fundamentos teóricos, éticos e a dimensão técnico-operativa dos processos de intervenção e avaliação da realidade social.
Coordenação: Profa. Maria Luiza Campos Valente
- Captação de Recursos para projetos sociais
Objetivo: Contribuir com a profissionalização do captador de recursos através da reflexão sobre a atuação desta profissão no país, estruturação da área de desenvolvimento institucional, mapeamento das principais fontes investidoras projetos sociais e orientação para o desenvolvimento de um plano para captação de recursos.
Coordenação: Profa. Nilza Rogéria de Andrade Nunes
- Elaboração e Análise de Projetos Sociais
Objetivo: Contribuir com o processo reflexivo sobre os pressupostos teóricos, metodológicos e práticos para a elaboração e análise de projetos sociais, oferecendo aos participantes a oportunidade de elaborar um projeto social, estimulando a produção de forma coletiva, participativa e interdisciplinar.
Coordenação: Profa. Nilza Rogéria de Andrade Nunes
- Famílias, Cuidados e Políticas Públicas
Objetivos: Qualificar profissionais de diferentes áreas do conhecimento, visando o aperfeiçoamento da intervenção junto a famílias; Problematizar o contexto que erige a família ao status de principal cuidadora de sujeitos vulnerabilizados; Discutir o papel do Estado como titular de suporte às famílias para exercício de proteção e cuidado efetivo de seus membros.
Coordenação: Prof. Antonio Carlos de Oliveira
- Favelas, estudos urbanos e aportes teóricos
Objetivo: Contemplar o estudo das favelas cariocas a partir de um debate conceitual e teórico reunindo aportes culturais, econômicos, sociais, principalmente, oriundos dos estudos urbanos, com o fim de dar fundamentação teórica e capacitar moradores, lideranças sociais e diferentes profissionais para atuar nas favelas cariocas.
Coordenação: Prof. Rafael Soares Gonçalves
- Memórias e conflitos urbanos: teorias e metodologia de pesquisa
Objetivo: Contemplar o estudo dos conflitos urbanos a partir de um debate conceitual sobre a memória e o espaço urbano. Além da fundamentação teórica, o curso pretende abordar aspectos metodológicos, com o fim de capacitar alunos, lideranças sociais e diferentes profissionais para estudar ou atuar em projetos de memória.
Coordenação: Prof. Rafael Soares Gonçalves
- Violência doméstica contra a mulher: uma expressão da desigualdade de gênero
Objetivos: Trabalhar os conceitos de: gênero, desigualdade de gênero, violência de gênero; e, violência doméstica contra a mulher perpetrada pelo parceiro íntimo; Refletir sobre contos de fada, poesias, canções e ilustrações e diversos portadores de textos nos quais figuram a representação da mulher; Promover debate da construção e desconstrução de elementos que envolvem a representação de gênero nas Artes; Introduzir a discussão sobre as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher; Abordar o conceito de Rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e de Rede de atendimento à mulher em situação de Violência; Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de análise, sobre a realidade social pertinente ao fenômeno da violência doméstica contra a mulher perpetrada pelo parceiro íntimo, enquanto uma violência de gênero.
Coordenação: Profa. Luciene Medeiros