ptenes
facebook circular logo   facebook circular logo   facebook circular logo  

Cursos

CURSOS


O Departamento de Serviço Social oferece cursos de extensão que visam capacitar profissionais ligados à administração pública ou à sociedade civil, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão pública e redução das desigualdades sociais, sobretudo na Baixada Fluminense. Neste sentido, a PUC-Rio possui um Polo Avançado na cidade de Duque de Caxias, município que compõe a Baixada Fluminense, uma das áreas mais pobres da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde o Programa concentra mais suas atividades de extensão, além das realizadas no campus da Gávea. 

 

Cursos de extensão oferecidos:

 

  • Abordagens com crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social
    Objetivo: Contribuir para a reflexão acerca do atendimento a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade, discutindo os fundamentos teóricos, éticos e a dimensão técnico-operativa dos processos de intervenção e avaliação da realidade social.

          Coordenação: Profa. Maria Luiza Campos Valente

  • Captação de Recursos para projetos sociais
    Objetivo: Contribuir com a profissionalização do captador de recursos através da reflexão sobre a atuação desta profissão no país, estruturação da área de desenvolvimento institucional, mapeamento das principais fontes investidoras projetos sociais e orientação para o desenvolvimento de um plano para captação de recursos.

          Coordenação: Profa. Nilza Rogéria de Andrade Nunes

  • Elaboração e Análise de Projetos Sociais
    Objetivo: Contribuir com o processo reflexivo sobre os pressupostos teóricos, metodológicos e práticos para a elaboração e análise de projetos sociais, oferecendo aos participantes a oportunidade de elaborar um projeto social, estimulando a produção de forma coletiva, participativa e interdisciplinar.

          Coordenação: Profa. Nilza Rogéria de Andrade Nunes

  • Famílias, Cuidados e Políticas Públicas
    Objetivos: Qualificar profissionais de diferentes áreas do conhecimento, visando o aperfeiçoamento da intervenção junto a famílias; Problematizar o contexto que erige a família ao status de principal cuidadora de sujeitos vulnerabilizados; Discutir o papel do Estado como titular de suporte às famílias para exercício de proteção e cuidado efetivo de seus membros.

          Coordenação: Prof. Antonio Carlos de Oliveira

  • Favelas, estudos urbanos e aportes teóricos
    Objetivo: Contemplar o estudo das favelas cariocas a partir de um debate conceitual e teórico reunindo aportes culturais, econômicos, sociais, principalmente, oriundos dos estudos urbanos, com o fim de dar fundamentação teórica e capacitar moradores, lideranças sociais e diferentes profissionais para atuar nas favelas cariocas.

          Coordenação: Prof. Rafael Soares Gonçalves

  • Memórias e conflitos urbanos: teorias e metodologia de pesquisa
    Objetivo: Contemplar o estudo dos conflitos urbanos a partir de um debate conceitual sobre a memória e o espaço urbano. Além da fundamentação teórica, o curso pretende abordar aspectos metodológicos, com o fim de capacitar alunos, lideranças sociais e diferentes profissionais para estudar ou atuar em projetos de memória.

          Coordenação: Prof. Rafael Soares Gonçalves

  •  Violência doméstica contra a mulher: uma expressão da desigualdade de gênero
    Objetivos: Trabalhar os conceitos de: gênero, desigualdade de gênero, violência de gênero; e, violência doméstica contra a mulher perpetrada pelo parceiro íntimo; Refletir sobre contos de fada, poesias, canções e ilustrações e diversos portadores de textos nos quais figuram a representação da mulher; Promover debate da construção e desconstrução de elementos que envolvem a representação de gênero nas Artes; Introduzir a discussão sobre as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher; Abordar o conceito de Rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e de Rede de atendimento à mulher em situação de Violência; Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de análise, sobre a realidade social pertinente ao fenômeno da violência doméstica contra a mulher perpetrada pelo parceiro íntimo, enquanto uma violência de gênero.

          Coordenação: Profa. Luciene Medeiros

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

logo pucDepartamento de Serviço Social
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Vila dos Diretórios, casa 209
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Cep: 22451-041
Telefone: 55 21 3527.1290 / 3527.1291
Fax: 55 21 3527.1292

 

Mapa do Campus

mapa img

Busca