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CAPES/Print

CAPES / Print

 

O processo de Internacionalização viabilizado pelo Departamento de Serviço Social através do seu Programa de Pós-graduação desenvolve, desde 2018, dois projetos apoiados pela Capes através do Programa de Internacionalização - PRINT, e vem operacionalizando atividades para docentes do quadro da PUC-Rio, professores visitantes e pós-graduandos na busca da consolidação das ações no campo internacional.

  1. Monitoramento dos processos de participação infantil em políticas e programas de proteção à infância em âmbito internacional 

    O objetivo é analisar as concepções atuais e as iniciativas de monitoramento da participação infantil no âmbito das políticas e dos programas de proteção e garantia de direitos a crianças e adolescentes. A pesquisa vem sendo desenvolvida em parceria com pesquisadores de 5 países (Brasil, Canadá, Escócia, África do Sul e China). A proposta é dar continuidade à pesquisa e envolver outros países, sobretudo da América Latina. Trata-se de tema de relevância internacional. A ideia é enveredar esforços de proteção a crianças e adolescentes, devido a diferentes fatores, entre eles mudanças socioeconômicas, políticas e ambientais, destacando-se o aumento dos fluxos migratórios. O projeto visa: Conceituar e contrastar os processos de participação infantil e monitoramento nos diferentes países envolvidos; Realizar estudos de caso sobre práticas em curso em cada país; Analisar a influência da participação infanto-juvenil nos processos decisórios; Formar uma rede de intercâmbio com foco sobre o tema na América Latina, visando à inclusão de estudantes e jovens pesquisadores. Parceiros envolvidos: Ryerson University, Mcgill University e Canada International Institute for Child Rights and Development (Canada); University of Edinburgh (Escócia); University of Cape Town (África do Sul); Right to Play International  (China). Pretende-se envolver os seguintes novos parceiros: Universidad de Guadalajara (México); Universidad Autonoma Metropolitana de México; Universidad de Manizales (Colombia); Universidad San Martín (Argentina); Universidad Lloma de Zamora (Argentina); Universidad de Caracas (Venezuela); University of Dundee (Escócia); University of Sheffield (Inglaterra); World International Training Graduate Institute, Vermont (EUA); Shanghai Academy of Social Sciences (China).

  2. A cidade informal no século 20: política urbana e administração de populações

    O projeto tem como objetivo trabalhar a história dos bairros informais ao longo do século XX sob o ângulo das formas de tratamento da questão pelos poderes públicos. O foco se volta para a construção jurídica e administrativa das categorias da cidade informal (favelas, bidonvilles, barriadas, townships) e para os modos de administração das pessoas que ali residem. Consiste em pesquisa comparativa e colaborativa, onde se trabalha a emergência dos bairros informais em várias metrópoles do mundo a partir de um protocolo de pesquisa, que é seguido pelos participantes do projeto e apresentado em dois seminários anuais abertos e em reuniões fechadas de trabalho da equipe. O projeto é desenvolvido em parceria com as seguintes instituições: Universitat di Macerata (Itália); Université de Paris 1 (França); Centre National de la Recherche Scientifique-CNRS (França); Universidad de Santiago (Chile); Pontificia Universidad Javeriana de Cali (Colombia); Leeds University (Reino Unido); Chicago University (EUA); Universidad Nacional Autónoma de Mexico; Université Paris 8. A interação futura planejada é com as seguintes instituições: Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina); Universidad Nacional Autonoma de Monterrey (México); Universidad Nacional de Avellaneda (Argentina); Universidad de San Marco (Peru); The City University of New York (EUA). 

 

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