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PROJETOS

 

  • Transition Métropolitaine et Centralités dans les Villes Brésiliennes dans la Première Moitié du XXe Siècle - TRAME
    Data de início: 01/01/2015

    Descrição: A metrópole no Brasil surge por volta dos anos 1930, a partir de uma mudança de escala na produção da cidade, que define a alocação dos recursos no espaço com o desenvolvimento de centralidades muito além do centro histórico tradicional. Esse contexto resulta igualmente na conjugação de dinâmicas demográficas e migratórias e de um modelo econômico centralizado na industrialização. O presente projeto propõe estudar a transição metropolitana no decorrer da primeira metade do século XX, com o objetivo de estabelecer as matrizes sociológicas que se mantém nos dias atuais: nos usos diferenciados da cidade segundo as categorias sociais e através de modelos políticos e urbanísticos que vão sendo elaborados. Trabalhando nos casos das metrópoles do Rio de Janeiro e São Paulo, historiadores, geógrafos, urbanistas e sociólogos estudarão os objetos geográficos que emergem no período e os seus modelos sociológicos correspondentes. O projeto envolve pesquisadores da USP, Universidade de Paris VII e do Institut de recherche au Developpement e é financiado pelo Projet International de Coopération Scientifique (PICS) - projeto científico elaborado e apresentado em conjunto por duas equipes de investigação, uma no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, EHESS, França) e outra no Brasil, na PUC-Rio.

    Financiamento: Centre National de la Recherche Scientifique, EHESS, França.
    Coordenação: Prof. Rafael Soares Gonçalves



  • Ecologie sociale dans les jardins: une exploration de la dynamique d'éducation à l'environnement. Etude croisée Afrique du Sud/Brésil/France
    Data de início: 01/02/2016

    Descrição: Análise do processo de educação ambiental em Jardins Botânicos (Rio de Janeiro, Cidade do Cabo e Paris).

    Financiamento: Museum National D`histoire Naturelle, França.
    Coordenação: Prof. Rafael Soares Gonçalves



  • Monitoring child participation
    Data de Início: 01/04/2016

    Descrição: O projeto compreende a articulação entre pesquisadores de quatro países (Canadá, Reino Unido Brasil e África do Sul) com o objetivo de analisar conceituações atuais sobre o monitoramento da participação infantil e adolescente no escopo da proteção internacional. O estudo contrasta os processos de monitoramento nos quatro países a partir de uma metodologia comum, envolvendo a PUC-Rio, The International and Canadian and Child Rights Partnership e Ryerson University, Toronto, Canadá.

    Financiamento: Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) e Ryerson University, Canadá.
    Coordenação: Prof. Irene Rizzini



  • Representaciones del auge y la segregación en ciudades latinoamericanas. Elementos simbólicos de historia económica, política y social. 1945 - 2015
    Data de Início: 01/06/2016

    Descrição: Analisar comparativamente um conjunto de representações sociais elaboradas sobre as cidades de Cali (Colombia) e Rio de Janeiro (Brasil), entre 1945 e 2015, como componentes simbólicos característicos do processo de construção social do espaço urbano. Projeto interinstitucional, em parceria com a Universidad Javeriana de Cali, pretende ampliar paulatinamente o seu foco de análise para outras cidades latino-americanas.

    Financiamento: Universidad Javeriana de Cali.
    Coordenação: Prof. Rafael Soares Gonçalves

 

  • Communs fonciers urbains pour l'habitat - Quelle contribution à l'inclusion urbaine dans les Suds?
    Data de Início: 01/02/2018

    Descrição: Os bens comuns são definidos como situações em que os usuários se organizam para desenvolver e implementar as regras de gerenciamento de um recurso. A abordagem dos bens comuns constitui uma filosofia política centrada em uma terceira via mais ou menos autônoma em termos de organização da ação coletiva, entre o Estado e o mercado: a dos cidadãos e dos usuários, enfatizando a lógica do compartilhamento e do uso em vez da propriedade individual plena. Nesta pesquisa, registrada na Geografia, Planejamento Urbano e Ciências Sociais e voltada para as cidades do Sul global, estamos na corrente do comum urbano, que considera o bem comum um paradigma de compartilhamento, de luta contra a exclusão e as desigualdades. O tema dos bens comuns está ligado ao da cidade inclusiva, notadamente promovido por agendas internacionais. Projeto interinstitucional envolvendo as seguintes universidades e centros de pesquisa: Université Paris 1, Université Catholique de Louvain (Bélgica) e Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, EHESS, França) e PUC-Rio.

    Financiamento: Agence Française de Développement.
    Coordenação: Prof. Rafael Soares Gonçalves

 

  • Troca de conhecimentos entre Brasil e Escócia
    Data de Início:
    19/03/2019

    Descrição: O programa de intercâmbio de conhecimento tem como objetivo construir aprendizagens colaborativas e integradas para população em situação de rua no campo da saúde e da assistência social. O projeto desenvolvido na Escócia tem como propósito cruzar fronteiras, ampliar reflexões e a favorecer a co-produção de aprendizagens. Diversas ações, eventos e atividades semelhantes foram realizadas com base no modelo escocês envolvendo dois países abordando questões relacionadas as iniquidades e a saúde como direito, orientada pelos princípios da promoção da saúde, baseada no diálogo participativo e na pedagogia da educação popular. No Brasil, os trabalhos envolvem duas metrópoles com alto índice de população em situação de rua: Rio de Janeiro e Fortaleza. O projeto conta com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC); do CEDECA-Rio e da PUC-Rio. Pretende-se construir aprendizagens interdisciplinares e intersetoriais na perspectiva da garantia de direitos desse segmento.

    Financiamento: Scottish Universities Insight Institute
    Coordenação: Profª Nilza Rogéria de Andrade Nunes
    Site: https://www.scottishinsight.ac.uk/Programmes/ThemedCall201819/YoungPeopleatHome.aspx

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