ptenes
facebook circular logo   facebook circular logo   facebook circular logo  

Notícias

 Aula Inaugural do Departamento de Serviço Social - 2024.1
"A Presença de 1964 na História da República"

Palestrante Convidado:
Profº Francisco Carlos Teixeira de Silva
Dia: 04 de abril de 2024
Auditório Padre José Anchieta - PUC-Rio (Localizado no térreo do prédio Cardeal Leme)
17:00h

 aula inaugural

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação do projeto Fala pra Gente: comunicadores digitais da Rocinha na Expo Favela.
 

WhatsApp Image 2023 08 01 at 14.48.47

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, professora Drª Nilza Rogéria de Andrade Nunes na Expo Favela Innovation Rio de Janeiro, 2023.

INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM SERVIÇO SOCIAL DA PUC-RIO
PRORROGADAS: ATÉ 30/09/2022
As inscrições serão realizadas somente online, através do sistema Processo Seletivo para Pós-Graduação da PUC-Rio, no link:
http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna público e estabelece as normas do processo seletivo para preenchimento das vagas dos cursos de DOUTORADO E MESTRADO ACADÊMICO, para turma com início em 2023/1º semestre, em conformidade com o Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Rio.

O Programa tem como área de Concentração: Serviço Social, Questão Social, Direitos Sociais e as seguintes linhas de pesquisa: (1) Trabalho, Políticas Sociais e Sujeitos Coletivos; (2) Violência, Direitos, Serviço Social e Políticas Intersetoriais; (3) Questões Socioambientais, Urbanas e Formas de Resistência Social.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, linhas e projetos de pesquisa, bem como sobre os cursos de Doutorado e Mestrado Acadêmico podem ser obtidas  no endereço eletrônico http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progser.html ou http://www.ser.puc-rio.br/

 

 Cartaz Inscricoes Prorrogadas

 

O Departamento de Serviço Social da PUC-Rio lamenta profundamente o falecimento de sua ex-professora Therezinha Arnaut, ocorrido ontem, 14/09/2022, e manifesta solidariedade aos familiares e amigos.

 Nota de pesar Luto Moderno Preto Cinza Post de Instagram

 

A convite da Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), a professora Ariane Rego de Paiva e o professor Antonio Carlos de Oliveira, ambos do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, assessoram a organização e coordenação da audiência pública “Violência na Escola e contra a Escola”, realizada no dia 10/05/2023, na sede da Assembleia Legislativa.
Foram convidados/as pesquisadoras/es e especialistas de diversas outras instituições, que se somaram aos esforços de qualificação desse debate, atual e emergente.
O grupo redigiu e divulgou uma nota com posicionamento fundamentado sobre a discussão, estará ativamente presente à audiência pública e, coletivamente, promoverá outras ações, no exercício da função social das universidades de contribuírem com a perspectiva de garantia de direitos. O presidente da Comissão, deputado Munir Neto, encaminhará o documento ao governador e à secretária estadual de Educação.
No documento dos pesquisadores, ligados a diversos campos do conhecimento, como educação, saúde e assistência social, algumas propostas de políticas públicas são apontadas como urgentes. Entre elas: controle de posse e circulação de armas, promoção de uma cultura de paz, enfrentamento ao bullying, ações de mediação de conflitos, atividades continuadas de cultura, lazer e valorização dos jovens, política educacional baseada no respeito à diversidade, inteligência policial para combater na internet perfis propagadores do ódio e responsabilização das plataformas que abrigam tais grupos e criação de planos de ação para as escolas diante de situações de emergência.
Participaram da audiência deputados de diversos partidos, pesquisadores e especialistas da PUC-Rio, Fiocruz, UFRJ, UniRio, Uerj, UFF e Souza Marques, a Coordenadoria da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado do Rio, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro e a Sociedade de Mediação de Conflitos, além de profissionais de políticas setoriais de diversos municípios do estado do RJ.
 

 foto 1 audiência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto equipe organizadora pesquisadores

 

 

 

 

ATENÇÃO! INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 19 DE SETEMBRO DE 2022

Estão abertas as inscrições do Vestibular da PUC-Rio 2023
01/08 a 12/09/2022
A inscrição será realizada online através do site: https://www.puc-rio.br/vestibular/202212/
Se você se sente desafiado(a) pelas questões sociais presentes na nossa sociedade e deseja atuar nas áreas de saúde, educação, justiça, trabalho e direitos humanos, buscando a garantia dos direitos, o SERVIÇO SOCIAL é a profissão indicada!
O curso tem a duração de quatro anos letivos, e as aulas ocorrem no horário vespertino de 17h00min às 21h00min.

Quer saber mais a respeito desta profissão ou conhece pessoas interessadas em cursar a Graduação em Serviço Social na PUC-RIO? O Departamento de Serviço Social irá realizar encontros para apresentar o curso e tirar dúvidas - AGUARDEM!!!

É importante destacar que a PUC-Rio mantém uma política de BOLSAS DE ESTUDOS, seguindo critérios sócioeconômicos, para o curso de graduação em Serviço Social, desde que o candidato seja aprovado no Vestibular. (As bolsas tipo Filantrópicas poderão ser integrais (100%) ou parciais (50%), destinadas aos alunos, de primeira graduação, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio (bolsas de 100%) ou o valor de três salários mínimos (bolsas de 50%).

 

Vestibular Inscrições Abertas Amarelo e Laranja Post Instagram

Esse curso se destina a moradores de favelas e ocupações do Rio de Janeiro, como uma forma de diálogo e reflexão para auxílio em suas lutas pelos direitos à moradia, à cidade e à vida compreendendo que há uma história por trás da histórica negação de direitos a moradores de favelas e ocupações no Rio.
Assim, aspectos como raça, gênero, direito, cidadania, democracia, entre outros, serão tratados nesse curso, composto por 6 aulas com 3 horas de duração cada aos sábados de maio e junho. Com professores e professoras de universidades e /ou com atuação nas lutas comunitárias, a ideia é promover uma oportunidade para que moradores possam falar e refletir sobre a longa história de negação de direitos por um lado, e de luta, resistência e criação das formas de mobilização coletiva por outro.
O curso é promovido pelo Núcleo de Terra e Habitação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, pelos Laboratório de Estudos Urbanos e Sócio-Ambientais (PUC Rio); Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (UERJ) e dos projetos de Extensão Vozes da Luta e Procura na Periferia (UERJ), com apoio do GT de História Urbana da Associação Nacional de História - RJ (ANPUH).
Inscrições até dia 10/05 pelo email:
Envie no email seu nome; uma foto de um documento de identidade; local ou instituição; motivo pelo qual deseja fazer o curso.

 

1111111
 
 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

22222222222222

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna público e estabelece as normas do processo seletivo para preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico, para turma com início em 2023/1º semestre, em conformidade com o Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Rio.

Para maiores informações acesse:http://www.ser.puc-rio.br/index.php/pos-graduacao/processo-seletivo

Slide1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: Foto Facebook Perfil Pessoal

 

No mundo do empreendedorismo, o uso de ferramentas digitais vem, cada vez mais, se tornando imprescindível. As redes sociais são uma vitrine para exposição de serviços e produtos dos mais diversos tipos. Pensando nisso, a PUC-Rio desenvolveu o projeto “Fala Prá Gente!”, cujo objetivo foi levar conhecimento sobre comunicação digital para empreendedores e lideranças da Rocinha, favela vizinha à Universidade. O trabalho foi um dos contemplados pelo edital “Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha”, lançado pela FAPERJ em 2021. Foram abertas três turmas durante o ano de 2022, com maioria feminina entre os participantes. Vale destacar que as mulheres da comunidade viram no aperfeiçoamento profissional uma alternativa para obter recursos. A geração de renda foi bastante afetada por conta das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, fato que impactou, sobretudo, as mulheres chefes de família. Todos os detalhes sobre essa iniciativa e os resultados obtidos estão no vídeo, que traz depoimentos de alunos, em imagens cedidas pela TV PUC, e entrevistas com o coordenador do projeto, o professor Gustavo Robichez, e com as professoras Alessandra Cruz, Nilza Rogéria Nunes e Tatiana Siciliano. O “Fala Prá Gente!” é um trabalho multidisciplinar, que envolveu os departamentos de Comunicação Social e de Serviço Social, além da plataforma digital de conteúdo ECOA PUC-Rio. O projeto também contou com parceiros locais, como o Jornal Fala Roça e o Museu Sankofa – Memória e História da Rocinha.( FONTE: CANAL YOUTUBE FAPERJ )

Acesse- https://www.youtube.com/watch?v=Oh4__oWpulo)

 

 

 

 

 

 

 

Nota 6 - PPGSS

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-Rio tem a satisfação de informar à comunidade acadêmica, pesquisadores, estudantes e profissionais de Serviço Social e de áreas afins que a Capes, em seu processo de avaliação quadrienal, elevou a nota do PPGSS para 6. O resultado expressa a competência dos corpos docente, discente e administrativo no processo de busca da excelência da formação oferecida.

nota 6

Visita do Reitor da PUC-Rio - Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. ao Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.

 

WhatsApp Image 2022 08 23 at 12.04.32

(Quadro de Professores do Departamento de Serviço Social)

Boas Festas! Feliz 2023

O Departamento de Serviço Social deseja boas festas, com saúde e harmonia!!!

 

1212121212121

 

 

 

 

 

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

logo pucDepartamento de Serviço Social
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Vila dos Diretórios, casa 209
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Cep: 22451-041
Telefone: 55 21 3527.1290 / 3527.1291
Fax: 55 21 3527.1292

 

Mapa do Campus

mapa img

Busca