ptenes
facebook circular logo   facebook circular logo   facebook circular logo  

Ações de extensão

AÇÕES DE EXTENSÃO

 

  • Campanha Isolamento social, sim! Violência contra a mulher, não!

       Coordenação: Profa. Luciene Medeiros

  • Disseminar informações e reflexões sobre a violência contra a mulher nas redes sociais no período da pandemia de Covid-19;
  • Apresentar, através de cards, os contatos dos serviços especializados no atendimento à mulher em situação de violência, assim como oferecer dicas de proteção e comunicação durante a pandemia;
  • Agrupar, através da criação da #meteacolherligue180, informações sobre a violência contra a mulher nas redes sociais;
  • Divulgar, através da criação da #meteacolherligue180, o número 180 que, em âmbito nacional, recebe denúncias, reclamações e orienta as mulheres sobre seus direitos;
  • Conhecer, através de questionário, as dificuldades e estratégias que as mulheres que residem em Duque de Caxias, RJ, estão tendo na prevenção da Covid-19, assim como saber sobre a relação entre o isolamento social e a violência sofrida pelas mulheres no âmbito doméstico e familiar;
  • Realizar, através de lives, reflexões sobre a desigualdade de gênero e, em específico, sobre a violência contra a mulher, como, também, divulgar as instituições que atuam no Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Duque de Caxias (FMDM/DC).

 

  • Convênio Arquidiocese do Rio de Janeiro e PUC-Rio
      Processos formativos:
  • Formação continuada para as lideranças comunitárias das Pastorais Sociais do Vicariato para a Caridade Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
  • Curso de formação para conselheiros tutelares.

 

  • Assessoria à Vice-Reitoria Comunitária da PUC-Rio:
    Objetivo: Apoio na organização das ações planejadas e em desenvolvimento no âmbito do convênio entre a Arquidiocese e a PUC-Rio.

 

  • Semana Mundial dos Pobres:
    I Seminário Internacional População em situação de rua: diálogos entre Brasil e Escócia (2019)
    II Seminário Internacional 'População em situação de rua: diálogos entre Brasil e Escócia (2020)

 

  •  Semana das Comunidades:
    Seminário “Vida, dom e compromisso: trabalho em rede em tempos de pandemia em Rio das Pedras” (2020)

 

  • Oficina Comunitária ULTRAPASSAR:
    Objetivo: Aprimorar o trabalho desenvolvido pela Rede Dom Hélder Câmara de Economia Solidária e Sustentável, do pondo de vista humano e de qualificação do trabalho artesanal, para maior efetividade na geração de renda.

 

  •  Programa SUSTCOM – Sustentabilidade Humana, Social e Ambiental das Comunidades:
    Objetivo: Criar e desenvolver o Programa Interdisciplinar de Extensão Universitária SUSTCOM, a partir das demandas do Vicariato Episcopal para a Caridade Social através da ação das Pastorais Sociais desenvolvidas no Rio de Janeiro. A partir das demandas comunitárias apresentadas pelas diversas Pastorais Sociais busca-se colocar a serviço da sociedade o conhecimento científico produzido pelos diversos setores da PUC-Rio, na perspectiva de uma troca de saberes entre comunidade e a Universidade.

 

  • Pastoral do Povo da Rua (parceria entre o Departamento de Arquitetura e o Departamento de Serviço Social):
    Objetivo: Construir o Projeto Multifuncional de Convivência Comunitária - banheiros e lavanderia para a população em situação de rua. Encontra-se em fase de captação de recursos financeiros.

 

  • Projeto Pequena Cruzada:
    Objetivo: Efetivar uma aproximação contínua da direção da Pequena Cruzada com os diversos setores da PUC-Rio para transformar esse espaço de educação integral em um espaço de excelência de ensino para crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda.

 

  • Projeto “População em situação de rua em tempos de pandemia do COVID-19”
    Este projeto de pesquisa e extensão busca monitorar as condições sociais e de saúde que acometem a população em situação de rua agravadas em decorrência da pandemia, considerando que não há um plano de contingência específico para este segmento por parte do poder público que garanta sua segurança alimentar, condições sanitárias básicas, auxílio emergencial e acesso aos serviços de saúde. Seus objetivos pretendem acompanhar a propagação da COVID-19 junto à população em situação de rua, buscando compreender as estratégias utilizadas para a sobrevivência individual e coletiva no período da pandemia; verificar o acesso aos serviços de saúde e assistência social da população em situação de rua no período da pandemia e consolidar informações que possam subsidiar a formulação de políticas públicas para a população em situação de rua pós-pandemia.Conta como parceira estratégica a Universidade de Dundee - Escócia e como parceiros técnicos a Pastoral do Povo da Rua e a organização social Porto ComVida.

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

logo pucDepartamento de Serviço Social
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Vila dos Diretórios, casa 209
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Cep: 22451-041
Telefone: 55 21 3527.1290 / 3527.1291
Fax: 55 21 3527.1292

 

Mapa do Campus

mapa img

Busca