PROJETOS
- Atuação junto aos pré-vestibulares populares - Acompanhamento e assessoria
Coordenação: Profa. Andreia Clapp Salvador
- Judicialização das relações familiares
Projeto desenvolvido no Núcleo de Práticas Jurídicas da PUC-Rio, desde 2011, envolvendo professoras/es e profissionais com formação em Direito, Psicologia e Serviço Social, com foco em orientação interdisciplinar em casos de litígios familiares - sobretudo aqueles que envolvem possíveis violações de direitos de crianças, adolescentes, mulheres e idosos -, visando à evitação ou minimização dos processos de judicialização das relações sociais. Projeto vinculado ao grupo de pesquisa Famílias, Violência e Políticas Públicas, liderado por seu coordenador. Principais atividades: - Orientação a pais e responsáveis acerca do exercício da parentalidade, sobre em casos de separação conjugal - Encaminhamento de casos de violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos a integrantes dos Sistemas de Garantia de Direitos.
Coordenação: Prof. Antonio Carlos de Oliveira
- Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - parceria estabelecida entre a PUC-Rio e o Arquivo Nacional
O Memórias Reveladas tem por objetivo geral atuar como um polo difusor de informações contidas nos registros documentais sobre as lutas políticas no Brasil nas décadas de 1960 a 1980. Nele, fontes primárias e secundárias são gerenciadas e colocadas à disposição do público, incentivando a realização de estudos, pesquisas e reflexões sobre o período
Coordenação: Profa. Inez Stampa
- Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha
O Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha foi criado e desenvolvido através da parceria entre o CIESPI, em convênio com a PUC-Rio, e profissionais e jovens da Rocinha, atuantes nas áreas da educação e da cultura. Com participação ativa no Fórum dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro e no Fórum de Cultura da Rocinha, configura-se como um espaço de apoio e fomento para a ampliação das lutas pela implementação de políticas públicas que respondam às diferentes realidades e necessidades sociais, e que interfiram de forma direta ou indireta na formação e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Na proposta, trabalha-se para que a política de cultura seja integrada às demais áreas, sejam contínuas e que tenham alcance e impacto mais amplos, contemplando a defesa e a garantia dos direitos.
Coordenação: Profa. Irene Rizzini
-
Rede Colaborativa com Mulheres de Favelas e Periferias
Este projeto atua como campo de conhecimentos e práticas numa articulação entre a universidade e ativistas comunitárias envolvidas na luta cotidiana pela promoção da saúde e da qualidade de vida em territórios populares. Tem como objetivo assessorar lideranças femininas que atuam nas favelas e periferias, seja individualmente, através de organizações de base comunitária ou coletivos. As experiências dessas mulheres que abraçam intensamente causas coletivas permite o encontro de ideias, saberes e práticas que poderão incidir em políticas públicas. Assim, apoiar a visibilidade de suas ações, a mobilização de recursos, a circulação de informações e cooperação está em seus propósitos. Essas mulheres são expressão da resistência, da presença e da potência e assumem um protagonismo em um contexto permeado de conflitos, insegurança e incertezas. Suas narrativas são carregadas de historicidade, permeadas por dificuldades, limites e exclusões, mas também marcadas por deslocamentos, lutas e conquistas.
Coordenação: Profa. Nilza Rogéria de Andrade Nunes
- Viventes da rua: modos de vida, suas existências e resistências
Este projeto de extensão pretende conhecer e monitorar as condições sociais e de saúde da população em situação de rua considerando suas demandas, diversidades e especificidades. Assim, buscamos através de ações conjuntas com organizações que atuam junto a este segmento e o público em questão compreender as estratégias individuais e coletivas utilizadas no enfrentamento das adversidades impostas por suas condições de vulnerabilidades. Pretende-se verificar o acesso aos serviços de saúde e assistência social e identificar como se dá a compreensão acerca dos direitos sociais para que se possam criar estratégias de encorajamento de sua participação/inserção social e protagonismo no enfrentamento da situação que se encontram. Temos como prioridade, não exclusividade, procurar compreender como as mulheres e mulheres trans constroem suas estratégias de sobrevivência, além de como as mães ou gestantes vivendo na rua, são afetadas pela responsabilidade do cuidado fazendo um elo com as relações com seus filhos.
Coordenação: Profa. Nilza Rogéria de Andrade Nunes
-
Memória, Direito à Cidade e bairros populares
O projeto pretende contribuir em diferentes frentes a projetos envolvendo a memória como ferramenta política na garantia do Direito à cidade em bairros populares. Por enquanto, o projeto está focado em iniciativas na Cruzada São Sebastião e na Rocinha junto ao Museu Sankofa. Além disso, dialoga com iniciativas em outros países, como o Museu Popular de Siloé em Cali.
Coordenação: Profa. Rafael Soares Gonçalves
-
Biblioteca Virtual e Percurso Histórico por imagens: História e Memória da Rocinha
Coordenação: Profa. Rafael Soares Gonçalves
-
Apoio à organização e fortalecimento do Polo de Reciclagem de Jardim Gramacho
O referido projeto visa contribuir no processo de organização dos catadores do Pólo de Reciclagem de Jardim Gramacho, pois após o fechamento do Lixão foi necessário buscar a garantia de trabalho e renda para aqueles que desejaram permanecer na atividade de reciclagem, uma vez que foi doado para Associação de Catadores espaço e equipamento para continuidade do trabalho no próprio bairro.
Coordenação: Profa. Valéria Pereira Bastos
INSTITUCIONAIS:
- Ciclo Saúde e Proteção Social
(Centro de Promoção da Saúde - CEDAPS)
Tem como objetivo cooperar tecnicamente para a redução da pobreza extrema por meio do fortalecimento da política pública de Atenção Básica, com foco em ações intersetoriais para proteção social, promoção e educação em saúde, implementando ações referenciadas por indicadores públicos a partir de linhas de cuidado centradas em crianças, adolescentes, famílias e comunidades mais vulnerabilizadas. Assim, contribui com o aprimoramento de Profissionais inseridos na Politica Municipal de Assistência social com ênfase na Proteção social básica dos municípios participantes, na realização de oficinas básicas e temáticas (cursos de curta duração) ; no apoio à gestão no desenho e aprimoramento da Política de Educação Permanente no SUAS, no desenvolvimento de produtos técnicos (Relatórios, Guias metodológicos, Boletins, etc), no aprimoramento da vigilância sócio territorial e na elaboração de Planos de Trabalho Intersetoriais.
Parceiro: Centro de Promoção da Saúde
Coordenação: Nilza Rogéria de Andrade Nunes
-
Saúde para o bem viver: intervenções extensionistas em territórios vulnerabilizados
A proposta tem como objetivo geral favorecer a realização de atividades inter, multi e transdisciplinares no âmbito dos meta-projetos extensionistas da PUC-Rio Gávea Carioca e Amazonizar que visam contribuir com a Agenda 2030 da ONU na esfera dos objetivos de desenvolvimento sustentável, em especial nos contextos da compreensão de uma vida saudável requer os direitos de cidadania assegurados e sustentabilidade socioambiental (ODS 3). Como objetivos específicos pretende-se: Articular e/ou fortalecer redes de solidariedade junto as populações em condições de vulnerabilidades, estimulando a participação e interação para a erradicação da pobreza e e o apoio a refugiados e imigrantes, comprometendo-se com a produção de saberes e construção de experiências inovadoras que potencializem a proposição de ações que remetam a sustentabilidade dos territórios e o melhor viver das comunidades. (ODS 1, 2, 10); Fortalecer o protagonismo de jovens, mulheres racionalizadas e populações tradicionais (ribeirinhas, indígenas) da região do Amazonia Legal, a partir de ações transdisciplinares que reconheçam e valorizam a cultura ancestral, as identidades, o diálogo intergeracional, a troca de diferentes saberes oriundos da universidade e das experiências localizadas nos territórios vulnerabilizados, com vistas ao empreendedorismo, a educação de qualidade, a equidade de gênero e ao trabalho digno (ODS - 4, 5 e 8); Contribuir com a melhoria das condições de vida das populações em vulnerabilidades visando a melhoria da infraestrutura das construções novas e existentes e as inovações resultantes da transição energética com vistas a impactar positivamente as condições ambientais, sociais e econômicas (ODS - 7, 9, 13). Desenvolver estudos e propostas de ação que impactem positivamente a saúde na perspectiva da ecologia integral, visando novas abordagens para questões do saneamento básico, abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem urbana e poluição do ar (ODS - 6, 14, 15). Contribuir com elaboração de desenhos colaborativos de gestão, comunicação, ação e ambientação que favoreçam proposições de produtos e serviços para uma cidade mais sustentável e segura, com vistas a paz, a justiça social e a ecologia integral (ODS - 11, 12, 16).Coordenação: Nilza Rogéria de Andrade Nunes - Capes/PUC-Rio
- Pastoral do Povo da Rua (parceria com o Departamento de Arquitetura e o Departamento de Serviço Social)
Construir Projeto Multifuncional de Convivência Comunitária (banheiros e lavanderia para População em Situação de Rua/ Em fase de Captação de Recursos financeiros para realização).
Coordenação: Nilza Rogéria de Andrade Nunes