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Projetos

PROJETOS

 

  • Apoio à organização e fortalecimento do Polo de Reciclagem de Jardim Gramacho
    O projeto visa contribuir no processo de organização dos catadores do Polo de Reciclagem de Jardim Gramacho, pois após o fechamento do Lixão foi necessário buscar a garantia de trabalho e renda para aqueles que desejaram permanecer na atividade de reciclagem, uma vez que foram doados, para a Associação de Catadores, espaço e equipamentos para a continuidade do trabalho no próprio bairro.

          Coordenação: Profa. Valéria Pereira Bastos

  • Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha
    O Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha foi criado e desenvolvido através da parceria entre o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI), em convênio com a PUC-Rio, e profissionais e jovens da Rocinha, atuantes nas áreas da educação e da cultura. Com participação ativa no Fórum dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro e no Fórum de Cultura da Rocinha, configura-se como um espaço de apoio e fomento para a ampliação das lutas pela implementação de políticas públicas que respondam às diferentes realidades e necessidades sociais, e que interfiram de forma direta ou indireta na formação e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Na proposta, trabalha-se para que a política de cultura seja integrada às demais áreas, sejam contínuas e que tenham alcance e impacto mais amplos, contemplando a defesa e a garantia dos direitos.

          Coordenação: Profa. Irene Rizzini

  • Movimento Seja Vivo
    Pela iniciativa dos coordenadores e alunos dos grupos de pesquisa LEUS (PUC-Rio – Prof. Rafael Soares Gonçalves) e GEASUR (UNIRIO – Prof. Celso Sánchez), foi formado o Movimento Seja Vivo, que tem o objetivo de reunir profissionais que possam doar seu tempo e conhecimentos para produzir material de divulgação sobre o Coronavírus. Nesse contexto, foi criado o podcast Seja Vivo para trazer informações de qualidade com bate-papos com técnicos, pesquisadores e lideranças para pensar como nos prevenir e como refletir iniciativas e políticas públicas para enfrentar a pandemia e já pensar nossa sociedade no pós-pandemia de Covid 19. Trabalhamos também com a formação de iniciativas de informação nas favelas, como elaboração de folhetos, folders e utilização de carros de som nas favelas.

          Coordenação: Prof. Rafael Soares Gonçalves

  • Mulheres em Movimento
    O projeto é realizado em parceria com o Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (EDUCAP), situado no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. Tem como objetivo criar e consolidar uma rede de sensibilização e ação para enfrentamento das violências acometidas contra mulheres e meninas, através da construção de estratégias e disseminação de informações qualificadas para a comunidade local acerca dos direitos e recursos disponíveis que podem e devem ser usados para melhor equidade de gênero. Nesse sentido, está em desenvolvimento, no contexto da pandemia de Covid-19, o subprojeto “Recriando com as mulheres em movimento”, que tem como proposta contribuir com a geração de trabalho e renda de mulheres chefas de família residentes no conjunto de favelas do Complexo do Alemão.

          Coordenação: Profa. Nilza Rogéria de Andrade Nunes

  • Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social / Centro de Referências Documentais (NPHPS/CRD)
    O projeto destina-se a proporcionar o acesso, a organização e a informatização do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção social / Centro de Referência Documental (NPHPS-CRD), pertencente ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), sediado em Niterói, RJ. Pretende-se organizar e informatizar o acervo de documentos textuais e especiais (fotografias, fitas de VHS e K7) doados por docentes da Escola de Serviço Social e também produzidos por pesquisas do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social. Faz parte das atividades do NPHPS-CRD a organização de eventos e oficinas. O projeto de extensão está associado ao projeto de pesquisa interinstitucional “Por uma história do gênero e feminismos no Serviço Social”, o qual é desenvolvido em rede pelas escolas de Serviço Social da PUC-Rio, UFF/Niterói e UERJ.

          Coordenação: Profa. Ana Lole

  • Viventes da rua: modos de vida, suas existências e resistências
    O projeto pretende conhecer e monitorar as condições sociais e de saúde da população em situação de rua considerando suas demandas, diversidades e especificidades. Assim, busca, através de ações conjuntas com organizações que atuam junto a este segmento e o público em questão, compreender as estratégias individuais e coletivas utilizadas no enfrentamento das adversidades impostas por suas condições de vulnerabilidades. Pretende-se verificar o acesso aos serviços de saúde e assistência social e identificar como se dá a compreensão acerca dos direitos sociais para que se possam criar estratégias de encorajamento de sua participação/inserção social e protagonismo no enfrentamento da situação em que se encontram. Tem como prioridade, não exclusividade, procurar compreender como as mulheres e mulheres trans constroem suas estratégias de sobrevivência, além de como as mães ou gestantes, vivendo na rua, são afetadas pela responsabilidade do cuidado fazendo um elo com as relações com seus filhos.

          Coordenação: Profa. Nilza Rogéria de Andrade Nunes

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

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