ptenes
facebook circular logo   facebook circular logo   facebook circular logo  

Notícias

Saúde Coletiva e Periferias são tema de curso gratuito ofertado pela parceria entre a Universidade Emancipa, o InformaSUSUFSCar e a PUC-Rio

Ação reúne movimentos sociais, educadores populares e mais de 20 universidades brasileiras e estrangeiras Iniciativa acompanha Chamada para Atividades Culturais e Edital de Seleção de Projetos de Extensão
 

Entre os dias 4 de maio e 8 de junho, será ofertado o curso de extensão "Saúde Coletiva e Periferias", promovido pela parceria entre a Universidade Emancipa, a plataforma InformaSUS da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, além de outras 20 universidades do país e do exterior. A iniciativa é gratuita, aberta a todo público e as atividades serão realizadas totalmente online. Os participantes inscritos receberão certificado emitido pela UFSCar.

O objetivo do curso é pensar a saúde coletiva no contexto da pandemia pelas lentes das lutas sociais que estão na base da organização dos movimentos sociais e de pesquisadores, tanto em sua ação prática quanto na formação dos saberes sobre o passado e o presente da realidade brasileira e global. “A iniciativa vai ao encontro das lutas populares pela afirmação da vida em um contexto de múltiplas crises, da sanitária à crise política, social, econômica e ambiental”, assinala a professora Nilza Rogéria de Andrade Nunes, que coordena a parceria na PUC-Rio.

Serão discutidos os seguintes temas: Lutas urbanas e periféricas pela saúde; Lutas dos povos originários, águas, campo e floresta pela saúde; Modos de viver e amar: LGBTTQIA+ em luta pela saúde; Lutas antirracistas pela saúde; Lutas feministas pela saúde; e Lutas das populações privadas de liberdade pela saúde.

O curso já tem a confirmação de participação de grandes nomes de pesquisadores e lideranças comunitárias, tais como: Débora Diniz, Amanda Palha, Mazé Morais, Luana Alves, Andréa Beatriz Silva dos Santos, Cristina Quirino, Karla Recife, Dais Rocha, Sarah Marques, Wendreo Souza, Raquel Rigotto, Daniele Elias dos Santos, Antonia Cariongo, Joanna Ziller, Rosana Batista Cordeiro e Maria Tereza dos Santos.

As atividades do curso consistem em seis encontros online, transmitidos pelo canal do Youtube da Rede Emancipa, sempre às terças-feiras, às 19 horas, com início no dia 4 de maio. Entre os encontros do curso, haverá sessões de Conversas Abertas, ofertadas aos inscritos, como espaços interativos para discussão de temas do curso e organização de iniciativas de educação popular. Todos os inscritos serão organizados em "turmas" por aplicativo de mensagem para ampliar a participação e o diálogo.

A transmissão dos encontros é aberta ao público e, assim como o conteúdo das Conversas Abertas, também ficará disponível para acesso no canal da Rede Emancipa e do InformaSUS de forma pública. No entanto, somente os participantes inscritos receberão o certificado.

Inscrições

O período de inscrições para o curso de extensão "Saúde Coletiva e Periferias" estará aberto entre 26 de março e 8 de junho. Mesmo com os encontros já em andamento, os interessados ainda poderão se inscrever para receber o certificado de 30 horas, emitido pela UFSCar. A atividade é gratuita e aberta ao público, especialmente a lideranças de movimentos sociais, pessoas de grupos sociais periféricos, pessoas interessadas nas temáticas abordadas no curso, estudantes dos ensinos Médio e Superior, pós-graduandos, docentes e técnicos.

As inscrições devem ser feitas no site do curso (www.infomarsus.ufscar.br/curso-saude-coletiva-e-periferias), que também reúne a programação completa e outras informações sobre a atividade. A expectativa da organização é receber cerca de 10 mil inscrições.

Atividades complementares

Será ofertado também um Painel de Atividades Complementares do curso, com o objetivo de oportunizar canais de colaboração, diálogo e vivências entre universidades e movimentos. Nesse contexto, dois editais serão abertos para submissão de propostas.

Um deles compõe a Chamada para Atividades Culturais, que é direcionada a artistas, grupos, coletivos e movimento sociais. Interessados devem se inscrever entre 19 e 28 de março, pelo formulário eletrônico https://bit.ly/3bXEZSV.

O outro edital, voltado para universidades e Instituições de Ensino Técnico Superior, é para a Seleção de Atividades de Extensão. As inscrições devem ser feitas entre 19 de março e 4 de abril, pelo formulário https://bit.ly/3qYZUJF. Os editais podem ser conferidos no site do curso (www.informasus.ufscar.br/curso-saude-coletiva-e-periferias).

Parceiros

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que atua há 14 anos no Brasil com cerca de 70 cursos pré-vestibulares gratuitos em todo o país. Já a Universidade Emancipa é um projeto amplo de formação, voltado para educadores da Rede Emancipa e para o público interessado em geral. Desde 2017, esse projeto, realiza cursos (presenciais e remotos) e aulas públicas em parceria com diversas instituições de Ensino Superior brasileiras. Informações em https://redeemancipa.org.br.

O InformaSUS é uma plataforma online que se organiza como um dispositivo de rede do projeto de extensão universitária "Comunicação Social no Contexto da Covid-19" da UFSCar, com o objetivo geral é apoiar a comunicação científica e social entre universidade e sociedade. Para mais informações, acessar o site www.informasus.ufscar.br e as redes sociais do projeto.

A articulação com a Universidade Emancipa se constitui compondo redes colaborativas entre movimentos, lideranças sociais e setores das universidades, procurando criar condições de amplificar os aprendizados constituídos nesses territórios de luta e reverter as lógicas majoritárias de formação para a transformação social. Além desses parceiros, movimentos sociais, educadores populares e outras 20 instituições brasileiras e estrangeiras participam da iniciativa.

Além da UFSCAR e da PUC-Rio, as universidades que integram essa parceria são as seguintes: Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade de Brasília; Universidade de São Paulo; Universidade do Estado da Bahia; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Universidade Estadual de Campinas; Universidade Estadual do Ceará; Universidade Estadual Paulista; Universidade Federal da Bahia; Universidade Federal da Grande Dourados; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de Santa Maria; Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal do ABC; Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal do Espírito Santo; Universidade Federal do Maranhão; Universidade Federal do Oeste do Pará; Universidade Federal Fluminense; Instituto Federal do Rio de Janeiro; Centro Universitário do Planalto Central; Faculdade Cásper Líbero; Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais; Universidade Nacional Autônoma do México; Universidade de Edimburgo.

Contatos no DSS/PUC-Rio Profa. Nilza Rogéria Nunes – nr.nunes@puc-rio.br

 

Formulário de inscrição: 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccXOK0vcl7CYS-B3wj5zdSNVeXDWGbwJEljYE55SHm_sFAhg/closedform

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

logo pucDepartamento de Serviço Social
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Vila dos Diretórios, casa 209
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Cep: 22451-041
Telefone: 55 21 3527.1290 / 3527.1291
Fax: 55 21 3527.1292

 

Mapa do Campus

mapa img

Busca