ptenes
facebook circular logo   facebook circular logo   facebook circular logo  

Notícias

Entrevista com Profa. Valeria Bastos - Causa da reciclagem na pandemia é urgente

Confira matéria concedida pela Profa. Valeria Bastos ( Departamento de Serviço Social da PUC-Rio)

 

Causa da reciclagem na pandemia é urgente

 

A causa da reciclagem na pandemia é uma preocupação real para sociedade. Com uma grande parte da população em esquema de “home office”, o aumento do lixo produzido nas residências é considerável. No entanto, o reaproveitamento de matérias ainda é tabu no país.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), temos um crescimento de cerca de 28% do material coletado só em lixo domiciliar. Foram consultados diversos munícipios das regiões brasileiras que juntos fazem parte de 60% da limpeza urbana no país. O balanço foi feito com exclusividade para o Estadão.

Em 2020, o Estadão criou uma campanha para conscientizar a população sobre a causa da reciclagem na pandemia. A #desafioverde convida a população a criar posts no Instagram e TikTok, que demostrem boas ações para o meio ambiente. Conforme o previsto, mais de 200 seguidores mandaram vídeos. Como por exemplo, a atriz Larissa Manoela que rapidamente entrou na iniciativa.

 

Causa da reciclagem na pandemia, segundo especialistas

No Brasil, estima-se que 80% do lixo foi coletado por cooperativas de reciclagem e catadores. Neste último grupo, o impacto da pandemia é cruel. A professora Valéria Bastos, autora do livro Profissão: Catador, um estudo da construção identitária, afirma que no primeiro semestre de 2020 cerca 90% dos catadores paralisaram as atividades. Sobretudo, ela relata que a necessidade da higienização impactou bastante a coleta e triagem do conteúdo coletado.

Segundo Valéria, uma parte dos trabalhadores dependeram de iniciativas solidárias para conseguir recursos de higiene pessoal e de alimentação. Além disso, o auxílio emergencial não conseguiu chegar à todos, afinal nem todos têm acesso à internet para fazer o cadastro. Por fim, ela diz que esse segmento de trabalhadores informais é invisível para maior parte da população e principalmente para o Estado.

 

Fonte:https://dialogado.com.br/cidadania/causa-da-reciclagem-na-pandemia-de-covid-19/

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

logo pucDepartamento de Serviço Social
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Vila dos Diretórios, casa 209
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Cep: 22451-041
Telefone: 55 21 3527.1290 / 3527.1291
Fax: 55 21 3527.1292

 

Mapa do Campus

mapa img

Busca