Ciclo de Debates: “Serviço Social e o debate étnico-racial: rebatimentos na produção teórica e no trabalho profissional”
Organização: Ariane Paiva, Márcia Botão, Valéria Bastos
O ciclo de debates é uma atividade das disciplinas "Serviço Social e Questão Social", "Política Social, Direitos e Serviço Social" e "Questão Social, Serviço Social e Direitos Sociais" do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-Rio, iniciado em 2021, chegando em seu quinto ano de execução.
Ementa: O Serviço Social brasileiro, nos últimos anos, vem adensando sua produção teórica sobre o debate étnico-racial na formação social, política e econômica do país. O ciclo de debates busca identificar diferentes perspectivas que apresentem os rebatimentos das questões étnico-raciais para a produção do conhecimento, para a formação de assistentes sociais e pós-graduandos na área, bem como para o trabalho profissional crítico, referenciado pelo projeto ético e político do Serviço Social.
29 de abril – Título: Resistências, Insurgências e Territorialidades Negras na cidade e no campo".
Doutor Amaro Marques
Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (setembro 2018). É Professor do Programa de Pós-Graduação - PPGArq e do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), desde fevereiro de 2023. É líder do Grupo de pesquisa em Produção do território e de territorialidades - Baobá - com cadastro no Diretório de Grupos do CNPQ (Pesquisa em andamento sobre a Produção do Território e das Territorialidades na Pequena África- Rio de Janeiro-RJ). Tem interesse em pesquisa e extensão em territórios e territorialidades negras e povos tradicionais, bem como nas Novas Cartografias sociais e insurgentes, movimentos sociais, segregação socioespacial, gentrificação, ocupação, conflitos territoriais e direito à cidade. Atuou como professor das disciplinas de ARQ210, ARQ134 e ARQ161 do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/DEARQ da Universidade Federal de Outro Preto-UFOP, Ouro Preto/MG, desde janeiro de 2021 até janeiro de 2023.
28 de maio – Título: A origem da política social no Brasil: eugenia, questão social e o papel de assistentes sociais
Doutora Gracyelle Costa Ferreira
Professora no Departamento de Política Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutora em Serviço Social pela PUC-São Paulo, com doutorado e mestrado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora visitante na Harvard University no Hutchins Center for African and African American Research (2022-2023). Vencedora do Prêmio Capes de Tese 2021, com a melhor tese do Brasil na área de Serviço Social. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sankofa: Racismo, Política social e Transgressões na Diáspora. Desenvolve pesquisas com ênfase em: raça, nação, eugenia, racismo, extrema-direita e política social no Brasil; pedagogias afro-diaspóricas. É autodidata e entusiasta de estudos sobre Inteligência Artificial.
26 de junho – Título: Relações Étnico-Raciais e o Pensamento Indígena
Doutorando Paulo Sundi
Tupinambá em retomada.
Docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ). Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduacão em Serviço Social da UFRJ (PPGSS/UFRJ). Assistente social e escritor. Coordenador do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica em Relações Étnico-raciais, de Gênero e Sexualidade (LabCurva)