facebook circular logo   facebook circular logo   facebook circular logo

Eventos

Disciplina: Refúgio e Populações Refugiadas: Olhares Múltiplos, Perspectivas Interdisciplinares

O curso tem como objetivo central introduzir os discentes ao tema do refúgio e da proteção de populações refugiadas a partir de uma abordagem interdisciplinar. Serão discutidas a formação histórica da categoria do refugiado e do regime internacional de proteção. A legislação brasileira sobre o tema será analisada de forma pontual e com vistas a apoiar o debate sobre o cenário conturbado do gerenciamento e assistência a populações forçosamente deslocadas no século XXI. Serão estudados e discutidos modos de narrativa – escrita e visual - da experiência do exílio e seu impacto na produção do refugiado como sujeito da mobilidade. Finalmente, serão discutidas a trajetória histórica e o debate acadêmico em torno de questões e conceitos caros ao tema e à experiência do refúgio, tais como trauma, hostilidade, hospitalidade, integração, linguagem, infância e escola. Espera-se que os participantes adquiram uma formação básica e plural sobre o tema, com forte conotação humanista, e possam tornar-se multiplicadores de uma cultura de acolhida e hospitalidade, estando, assim, aptos à orientação sobre a temática.

Alun@s que queiram aproveitar os créditos como eletiva dentro dos seus cursos de graduação devem escolher o código referente ao seu departamento de origem. Para eletivas de fora, escolher entre os códigos de outros departamentos.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

logo pucDepartamento de Serviço Social