O curso

O curso de Graduação em Serviço Social     

 

O Curso: Forma profissionais para gerir e prestar serviços sociais na perspectiva da garantia e ampliação dos direitos sociais, viabilizando o acesso da população aos bens e serviços e sua inserção nos canais de representação popular e nos movimentos sociais. Trata-se de um curso multidisciplinar que envolve diversas áreas do conhecimento no qual os alunos, a partir do 3º período, desenvolvem a prática de estágio.  A grade curricular do curso é composta por um conjunto de disciplinas organizadas em 3 núcleos específicos: formação básica, geral e cultural profissional. Nos 2 primeiros núcleos os alunos têm oportunidade de interagir com alunos de outros cursos da Universidade, o que favorece a formação do futuro profissional. A flexibilidade, que é uma característica central do nosso currículo, proporciona ao aluno conhecimentos teóricos e competências adequadas à intervenção profissional. A integração da Graduação com a Pós-Graduação, vem sendo objeto de ações conjuntas no Departamento de Serviço Social e tem sido efetiva, principalmente, através do ensino, pesquisa e extensão. O curso se beneficia do fato de estar situado num campus que aproxima diferentes Departamentos, o que facilita a troca com a diversidade e colaboração entre muitas áreas do saber e o partilhar de preocupações que não são exclusivamente do Serviço Social. Embora não seja suficiente, a convivência representa uma possibilidade de exercício de espírito universitário.  Para finalizar o Curso, o aluno terá que elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação de um docente do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.

O profissional: Atua na intervenção direta nas expressões da questão social, formulando e executando políticas e programas sociais, estando capacitado para planejar, executar e gerenciar projetos sociais. A defesa dos direitos sociais e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária conduzem as ações desenvolvidas por esse profissional que atua na administração, planejamento e execução de serviços sociais e programas institucionais vinculados às políticas sociais de responsabilidade do serviço público, de empresas ou de organizações privadas.

O mercado de trabalho: A atuação profissional se dá nos mais diversos campos e instituições, estando o assistente social habilitado para desenvolver as suas atividades nos âmbitos governamental, não governamental e privado. O profissional está preparado para trabalhar em áreas como educação, saúde, previdência, assistência, habitação, família, gênero, trabalho, sistema sociojurídico, sistema penitenciário, ONG´s. Além disso, pode realizar atividades de gestão de pessoas, planejamento, assessoria e consultoria técnica, docência em Serviço Social, assessoria a movimentos sociais.

O Diferencial da PUC Rio: O curso de Serviço Social da PUC-Rio é o primeiro no ensino da profissão no Rio de Janeiro e o segundo no Brasil (1937), sendo reconhecido como um curso que ajudou a legitimar as bases profissionais da área, tendo em vista seu pioneirismo na formação de assistentes sociais em nível de Pós-Graduação no ano de 1972 (primeiro Mestrado a ser oficialmente credenciado pelo Conselho Federal de Educação). Desde a criação do curso de Serviço Social da PUC-Rio, nosso empenho e desafio tem sido o de formar novos quadros de profissionais com excelência, sólida fundamentação teórica e competência ética, técnica e operativa. A PUC-Rio é uma das primeiras Universidade do país a implementar uma política de ação afirmativa (1994), capitaneada pelo Departamento de Serviço Social, que tem como foco a formação de jovens oriundos de cursos de Pré-vestibular Comunitário e lideranças de movimentos sociais diversos. 

Reconhecimento:

- Reconhecido pelo Decreto Nº 38.329 de 20 de dezembro de 1955 - D.O.U. de 23/12/55.
- 5 estrelas GUIA DO ESTUDANTE.
- Nota 4 ENADE. 


Confira o Projeto Pedagógico do Curso
 

 
·