Estágio Docência na Graduação

O Estágio Docência na Graduação é obrigatório para todos os doutorandos bolsistas CAPES (inclusive bolsas taxas escolares) e optativo para os demais alunos, inclusive mestrandos, contempla alunos bolsistas da PUC Rio e das demais agências de fomento,, bem como os alunos que não possuem bolsa.

O Estágio Docência consiste em tarefas de auxílio e apoio em disciplinas de graduação - não necessariamente ministradas pelo professor orientador do aluno. As atividades do Estágio Docência serão desenvolvidas sob a responsabilidade do professor encarregado da disciplina. Não é necessário que o professor encarregado da disciplina possua título de mestre e/ou de doutor para que supervisione o estágio docência na graduação.

Os alunos de mestrado que cursarem a disciplina Estágio Docência na graduação de forma optativa estão sujeitos aos mesmos dispositivos dos alunos doutorandos bolsistas CAPES.

O Estágio Docência na Graduação será realizado em dois semestres letivos para os doutorandos e em um semestre letivo para os mestrandos, sem prejuízo do tempo de titulação do aluno.

Assim, a inscrição na disciplina de Estágio Docência na graduação está condicionada aos seguintes requisitos:

1) A matrícula na disciplina Estágio Docência deverá ser feita no dia de matrícula ou no DE/PARA.

2) O estudante matriculado na referida disciplina buscará informações junto à Secretaria do Departamento sobre as disciplinas oferecidas no semestre, na graduação, verificando horários e respectivos professores responsáveis, para que possam se comunicar com os mesmos e solicitar a possível supervisão na atividade.

3) Caberá ao professor responsável pela disciplina pretendida decidir se pode receber o estudante, mestrando ou doutorando, para a realização do Estágio Docência e planejar com o estudante a forma da sua inserção e acompanhamento da disciplina.

4) Ao final do exercício da atividade de docência, o aluno deverá elaborar um relatório das atividades desenvolvidas, assim como deve anexar uma apreciação do professor  responsável pela disciplina, sobre os resultados alcançados. O relatório será entregue, pelo estudante, à Secretaria para que seja lançado o grau CP (cumpriu) ou NC(não cumpriu), de acordo com o Calendário Acadêmico da Universidade, assim como para  registro na pasta do estudante para os fins de comprovação junto à CAPES.

5) Os doutorandos bolsistas CAPES que possuem experiência comprovada na docência poderão solicitar a dispensa do Estágio Docência na Graduação, através do sistema de Requerimentos Acadêmicos da PUC - Rio - créditos externos, e anexar a documentação de comprovação.

Portaria CAPES

Regulamento Estágio Docência