Cursos

Cursos de Extensão e Especialização


O Departamento de Serviço Social tem sido pioneiro e protagônico, organizando e oferecendo cursos de extensão e especialização que visam capacitar profissionais ligados à administração pública ou a sociedade civil dos municípios da região, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão pública e redução das desigualdades sociais, sobretudo na Baixada Fluminense. A participação de professores do quadro permanente do Programa, respaldados em pesquisas que vêm desenvolvendo, contribui de maneira efetiva para o sucesso e alcance dos objetivos dos cursos.

 
A organização dos conteúdos considera as transformações da sociedade contemporânea e suas implicações no âmbito das relações sociais, dentre outros aspectos, tem abordado os temas da violência, dos direitos e das políticas intersetoriais, tendo por base a natureza do Serviço Social na perspectiva da efetivação dos direitos na sociedade brasileira. Atualmente são oferecidos três cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização):1) Atendimento à Criança e Adolescente Vítima de Violência Doméstica; 2) Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e 3) Assistência Social e Direitos Humanos.
 
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) Atendimento à Criança e Adolescente Vítima de Violência Doméstica
 

Esse curso tem início em 1994 e vem preenchendo uma lacuna significativa na formação continuada de profissionais para o enfrentamento dos desafios colocados pela violência doméstica, a preparação de equipes multi e interdiscipinares para programas de prevenção e/ou acompanhamento das crianças e adolescentes vítimas da violência, e o desenvolvimento de estudos que subsidiem políticas públicas voltadas para a promoção, proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente. O curso pretende, portanto, contribuir para a compreensão acerca da complexidade da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes buscando capacitar os/as profissionais da assistência social, operadoras/es de direito, segurança pública, saúde, educação e demais profissionais visando uma compreensão geral da violência contra as crianças e os/as adolescentes, através de uma intervenção qualificada e humanizada.
 
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização)
Políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher

 
O Curso de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) “Políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher” busca capacitar profissionais das diversas áreas do conhecimento para a compreensão da violência contra a mulher na perspectiva da violência gênero, possibilitando a interlocução entre os aspectos teóricos e o cotidiano da violência contra a mulher, dando ênfase as políticas públicas de enfrentamento dessa violência. Para tanto, além do debate teórico sobre a temática, possibilita atividades programadas por meio de visitas orientadas à Rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
 
Curso de Pós-graduação Lato Sensu (especialização)
Assistência Social e Direitos Humanos

 
A proposta de formação desse curso toma por base o campo teórico e prático da Política de Assistência Social e, por conseguinte, o cenário de sua redefinição, sustentada pela aprovação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), em 1993, e pela implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O curso tem por objetivo geral formar especialistas em Assistência Social e Direitos Humanos, proporcionando uma visão bem fundamentada sobre a conjuntura social, os mecanismos legais e de intervenção técnico-operacional das estruturas socioassistenciais, aperfeiçoando análises de dados e de indicadores, pertinentes a qualificação dos profissionais.
 
Para conhecer outras modalidades de cursos e extensões, entrar no link abaixo:
 
 
 

 Central de Cursos de Extensão da PUC-Rio.






Os cursos são ministrados na PUC POLO CAXIAS - Colégio São Francisco R. Jorge Vieira de Medeiros, 101, Vila Meriti, Centro, Duque de Caxias e PUC Rio - Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea.